No Ar
Publicidade
SIGA-NOS
Você está em:
Notícias > Saúde
Palma Sola
14/08/2023
11:03
Só 11,4% das crianças entre 6 meses e 5 anos tomaram ao menos duas doses da vacina contra Covid-19

Apenas 11,4% das crianças entre 6 meses e 5 anos tomaram ao menos duas doses da vacina contra a Covid-19, mostra o boletim Observa Infância da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), da Faculdade de Medicina de Petrópolis (RJ). Dados do Ministério da Saúde foram utilizados para a pesquisa.

Segundo o coordenador do Observatório, Cristiano Boccolini, os números são preocupantes e revelam cobertura vacinal de apenas 2,9% entre bebês de 6 meses a 2 anos.

Ele diz que vários fatores contribuíram para os baixos índices de vacinação: a demora para a compra de vacinas, informações falsas de que as crianças não sofrem com a forma grave de Covid-19, ou que há falta de segurança e eficácia da vacina.

Conforme dados epidemiológicos recentes sobre a Covid-19, o Brasil registrou, entre 1º de janeiro e 11 de julho de 2023, 80 mortes de crianças de até 4 anos. Do total, 23 foram de crianças entre 1 e 4 anos, o que representa média de aproximadamente um óbito semanal nesse grupo etário. No mesmo intervalo houve 2.764 hospitalizações em razão da doença, com 994 envolvendo crianças de 1 a 4 anos. "Isso significa média semanal de 38 hospitalizações para essa faixa etária”, destacam os pesquisadores.

A pesquisadora do Unifase, Patrícia Boccolini, lembra que as vacinas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o território nacional, para toda a população. Ela sugere que, gerencialmente, as unidades de saúde aproveitem quando as crianças aparecem para o esquema vacinal regular e apliquem também o imunizante contra a Covid-19. Patrícia propõe também a ampliação dos horários dos postos de saúde e a instalação de pontos de vacinação móveis.

Como forma de ampliar a vacinação nessa faixa etária, os coordenadores do Observa Infância defendem a realização de campanhas direcionadas para a faixa etária de até 5 anos. A finalidade é ampliar o acesso à informação qualificada e facilitar a compreensão sobre dados obtidos junto a sistemas de informação nacionais.

Acesse: Revista Verde

Grupos do WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/FOWl58WjB8f5V69KsHP7Kb

https://chat.whatsapp.com/EKyDRGytZFqE9l1RtzXT0R

Facebook:

https://www.facebook.com/revistaverdenet/

Fonte: OESTEMAIS

;?>
Palma Sola
Palma Sola