No Ar
Publicidade
SIGA-NOS
Você está em:
Notícias > Saúde
Palma Sola
22/06/2023
10:04
Aumento de animais abandonados preocupa entidades de Campo Erê

Para a veterinária Ana Maria de Lima, proprietária de um consultório veterinário em Campo Erê, a negligência e falta de cultura são razões de abandono de animais. Ela observa que está aumentando o número de cães que ficam vagando nos bairros e nos centros em busca de comida e água. Seu estabelecimento tem um abrigo para cães nessa situação com apoio de um pequeno grupo de pessoas, só que não dá para abrigar a todos. Muitas vezes animais de ruas são portadores de parasitas que podem ser transmissíveis para as pessoas, e com isso, segundo Ana, o abandono de animais acaba virando uma questão de saúde pública. Ela comenta que geralmente quando um cãozinho é pequeno e engraçadinho recebe atenção numa casa e todo mundo quer. Vira um problema quando ele cresce e come muito mais e a saída que muita gente encontra é abandonar na rua.

Etson Gonçalves responsável pela vigilância sanitária de Campo Erê, diz que quando a vigilância consegue identificar o dono de um animal abandonado pode intimar para responsabilizar. Conforme ele, são poucas as cidades que conseguem acolher os animais de rua. Etson frisa que a prefeita pediu um projeto na tentativa de resolver o problema. A vigilância fez um esboço ainda em 2021 e encaminhou a prefeitura, mas tudo precisa de estudos e orçamento. Ele acredita que alguma coisa vai ser feita para ao menos diminuir a situação de animais abandonados. Etson defende que é preciso frear o crescimento desordenado de cães e gatos no município. Na opinião dele, a primeira medida e mais eficaz é promover a castração dos animais. A ideia também seria o município fornecer vermífugos aos animais.

Por sua vez o ex-chefe da Vigilância Sanitária Mauro Ghettino de Campo Erê é a favor da construção de um canil no município. Ele diz que conversa bastante sobre o abandono de animais com a vereadora Suziane Teske - líder do governo na Câmara. Segundo ela, a prefeita Rozane Moreira quer resolver a situação. Diz que pelo projeto que deve dar entrada no Legislativo, a primeira medida seria promover a castração dos animais.

 

Acesse: Revista Verde                                       

Grupos do WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/FOWl58WjB8f5V69KsHP7Kb

https://chat.whatsapp.com/EKyDRGytZFqE9l1RtzXT0R

Facebook:

https://www.facebook.com/revistaverdenet/

 

Fonte: Rede Peperi

;?>
Palma Sola
Palma Sola