No Ar
Publicidade
SIGA-NOS
Você está em:
Notícias > Saúde
Palma Sola
15/06/2023
11:30
14 em cada mil brasileiros são doadores de sangue regular, diz Ministério da Saúde
Campanha foi lançada para conscientizar sobre a importância da doação para manter estoques abastecidos

O Ministério da Saúde divulgou dados nesta quarta-feira, dia 14, que mostram que 14 em cada mil brasileiros são doadores de sangue regular. Por conta deste número, foi lançada uma campanha para conscientizar sobre a importância da doação para manter os estoques abastecidos.

Casos de urgências e emergências, cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas frequentemente necessitam de transfusão sanguínea.

Nesta época do ano, costuma ocorrer uma baixa nos estoques de sangue, devido à proximidade das férias escolares, festas juninas, além da mudança de estação, com a chegada do inverno.

De acordo com os dados de 2022 apresentados, aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes, um total de 3.159.774 milhões de doações de sangue por ano no Sistema Único de Saúde (SUS).

Isso significa que o Brasil está dentro da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que 1% a 3% da população de cada país deve ser doadora.

No entanto, o Ministério da Saúde reforça a importância de aumentar o número de doadores para manter os estoques de todo país regulares, sem risco de desabastecimento. Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.

Na rede pública de saúde, todo sangue coletado é testado e liberado para uso após segurança comprovada. Além da sorologia, cem por cento da coleta passa pelo Teste NAT, que reduz a chamada janela imunológica para HIV, hepatites C e B, tempo em que o vírus já está presente no doador e ainda não foi possível detectá-los.

Acesse: Revista Verde                                       

Grupos do WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/FOWl58WjB8f5V69KsHP7Kb

https://chat.whatsapp.com/EKyDRGytZFqE9l1RtzXT0R

Facebook:

https://www.facebook.com/revistaverdenet/

 

Fonte: WH3

;?>
Palma Sola
Palma Sola