No Ar
Publicidade
SIGA-NOS
Você está em:
Notícias > Saúde
Palma Sola
08/06/2023
09:57
HRTGB está com lotação máxima na UTI e principais casos são de insuficiência respiratória
São Miguel do Oeste - SC

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB), enfrenta novamente um grave problema de superlotação em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com apenas 10 leitos disponíveis, todos estão ocupados, sendo que 6 pacientes são cirúrgicos e 4 são clínicos. Destes últimos, todos apresentaram complicações decorrentes de pneumonia, evoluindo para insuficiência respiratória e necessitando de intubação e ventilação mecânica.

A superlotação da UTI do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso reflete a crescente demanda por atendimento médico intensivo na região, especialmente em casos de complicações respiratórias. A pneumonia, uma infecção que afeta os pulmões, é uma das principais causas de internações hospitalares em todo o mundo. No entanto, quando a doença progride para insuficiência respiratória, é necessária uma intervenção mais intensiva para manter a função pulmonar dos pacientes.

Segundo informações obtidas pelo jornalismo da Rádio Progresso junto à direção do hospital, os quatro pacientes clínicos foram admitidos na UTI devido à deterioração de seu estado de saúde causado pela pneumonia. Eles foram entubados e estão recebendo ventilação mecânica para auxiliar na respiração. Essa medida é essencial para garantir uma oferta adequada de oxigênio aos pulmões e sustentar as funções vitais desses pacientes críticos.

A situação de superlotação coloca em evidência a escassez de leitos de terapia intensiva na região. Com apenas 10 leitos disponíveis, o hospital enfrenta dificuldades para atender a demanda crescente por cuidados intensivos, especialmente em casos como o da pneumonia com complicações respiratórias. A falta de leitos adequados compromete a qualidade do atendimento prestado aos pacientes e sobrecarrega os profissionais de saúde, que precisam tomar decisões difíceis para alocar os recursos disponíveis da melhor forma possível.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a qual destacou que o Governo do Estado está focado em ampliar o número de vagas em UTI por todo estado, com a contratação de leitos na rede privada e também na abertura de novos leitos.

Acesse: Revista Verde                                       

Grupos do WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/FOWl58WjB8f5V69KsHP7Kb

https://chat.whatsapp.com/EKyDRGytZFqE9l1RtzXT0R

Facebook:

https://www.facebook.com/revistaverdenet/

 

Fonte: Rádio Progresso FM

;?>
Palma Sola
Palma Sola