No Ar
Publicidade
SIGA-NOS
Você está em:
Notícias > Notícias
Geral
02/12/2019
17:10
SECRETARIA DE SAÚDE DE PALMA SOLA REALIZA AÇÃO REFERENTE AO DIA MUNDIAL DE COMBATE AO HIV

A secretaria de Saúde de Palma Sola realizou na manhã de hoje uma ação em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado ontem, 01.

Profissionais da saúde acompanharam um paciente de Palma Sola que é portador do vírus HIV/ Aids com uma plaquinha com os dizeres: Eu tenho AIDS. Se você não tem preconceito, me dê um abraço! Foram visitados diversos estabelecimentos comerciais, escola, prefeitura e pessoas na rua. Muitos abraçaram o paciente demonstrando o não preconceito, porém algumas pessoas não atenderam ao pedido do cartaz...Demonstrando que muito temos ainda que caminhar para conscientizar as pessoas sobre o preconceito. Ainda hoje com tantas informações sobre o assunto, pacientes precisam se deparar com algumas situações constrangedoras. De acordo com a secretaria, o objetivo da campanha é a desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/aids e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção.

Segundo dados do ambulatório de Infecções sexualmente transmissíveis de São Miguel do Oeste, 18 novos pacientes da nossa região portadores de HIV deram entrada para tratamento e acompanhamento nesse ano de 2019, também teve 5 óbitos diretamente ligados ao fato do paciente ser portador de HIV/AIDS.

A Unidade de saúde de Palma Sola durante todo ano ofertou testes rápidos para detecção de portadores do vírus HIV bem como oferece gratuitamente preservativos e orientações.

Prevenir-se do HIV/AIDS é possível!

Fique atento às recomendações abaixo:

§ Use preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais;
§ Não compartilhe agulhas, seringas, canudos ou cachimbos;
§ Fique atento ao uso de material esterilizado na aplicação de tatuagens e piercings;
§ Realize o pré-natal com exames, na gestação;
§ Verifique o uso de materiais não esterilizados em clínicas odontológicas, manicures e barbearias;
§ Evite o uso abusivo de álcool e outras drogas ilícitas. Elas podem alterar o nível de consciência do indivíduo e a capacidade de tomar decisões sobre a forma de se proteger.

Por outro lado, o vírus do HIV NÃO SE TRANSMITE: através do beijo, abraço, aperto de mão, nem por meio do uso de copos e talheres compartilhados, piscina ou sauna.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal

;?>
Geral
Geral
Geral
Geral