No Ar
Publicidade
SIGA-NOS
Você está em:
Notícias > Notícias
Geral
01/08/2019
10:31
VÍTIMA DEPOSITA R$ 4 MIL EM GOLPE DO WHATSAPP CLONADO EM SÃO MIGUEL DO OESTE

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de estelionato após um número de whatsapp ser clonado em São Miguel do Oeste. O fato aconteceu após uma pessoa ver a mensagem e pedir pra outra fazer o depósito. A pessoa que fez o depósito enviou mensagem para o número que estava clonado perguntando se ela realmente precisava do dinheiro, então o estelionatário respondeu que sim e confirmou os dados.

Foi depositado R$ 4 mil na conta do estelionatário. O gerente do banco tomou as providências cabíveis na tentativa de cancelar a operação. Acredita-se que o whatsapp foi clonado após a vítima ter clicado num link para entrar em um grupo com assuntos pertinentes a trabalho.

Polícia Civil Alerta:

A Polícia Civil, por meio 13a DRP/FRON de São Miguel do Oeste, alerta a população quanto ao registro de golpes praticadas contra moradores da região, empregados por meio de clonagem do aplicativo Whatsapp. 

De acordo com as apurações realizadas pela Polícia Civil, órgão responsável pela investigação criminal, vários moradores da região foram vítimas, com repercussão de prejuízos financeiros consideráveis.

Os criminosos têm realizado a clonagem do aplicativo Whatsapp da proprietário da linha telefônica. Após analisar a rede de relacionamento, simulando ser o proprietário/usuário da linha telefônica, passa a solicitar ajuda financeira com alegações  diversas. 

O destinatário da mensagem acreditando tratar-se verídico e legítimo o pedido, já que partiu de contato de pessoal de seu circulo de relacionamento, acaba realizando transações bancárias em benefício do criminoso. 

Recentemente, tivemos casos em que os criminosos após clonagem do Whatsapp, análise de contatos e atividades profissionais desenvolvidas pelo proprietário da linha, realiza contato através do Whatsapp das vítimas que costumeiramente contatam com o proprietário da linha telefônica clonara. 

Assim, os criminosos empregam simulação de pedidos de ajuda financeiras, induzindo as vítimas a realizarem depósitos  de valores.

Recomendações importantes:

A Polícia Civil reitera as recomendações já divulgadas anteriormente (segue abaixo as dicas de segurança), e acrescenta que antes de realizar transferência de valores em benefício de terceiros, deverá certificar de que se trata do real destinatário dos valores financeiros, assim como e se procede os pedidos de ajuda.

Em caso de dúvidas e/ou sendo vítima de clonagem  de Whatsapp, procure imediatamente a Polícia Civil.

Veja como se proteger para ninguém acessar sua conta

Ativar o código de verificação em duas etapas

Passo 1. O código de verificação em duas etapas permite adicionar uma senha “extra” para ativar seu WhatsApp, que é solicitada no aplicativo ao reinstalá-lo ou esporadicamente, para garantir a privacidade. Para ativar, pressione o menu do topo do WhatsApp e selecione “Configurações”.

Passo 2. Em seguida, toque em “Conta” e selecione “Verificação em duas etapas”.

Passo 3. Pressione no botão de “Ativar”. Em seguida, será necessário adicionar um código pessoal com seis dígitos (criado por você) e depois digitá-lo novamente para confirmar. Toque em “Avançar” em cada etapa.

Passo 4. Se preferir, adicione também um e-mail pessoal para recuperação do acesso e, ao final, confirme em “Concluído”.

Apagar o histórico de uma conversa

Caso você ache que o seu WhatsApp está em risco, uma medida emergencial é apagar conversas que tenham dados pessoais, principalmente financeiros. Para isso, abra a conversa e toque no ícone de menu (três pontos) no topo da tela. Em seguida, pressione “Mais”. Depois selecione “Limpar conversa”.

Passo 2. Confirme a ação em “Limpar”, inclusive as mensagens marcadas (se necessário). Note que o chat aparecerá vazio. Assim a pessoa que te clonou não vai mais ter acesso àquelas informações. Veja como apagar várias conversas de uma vez no WhatsApp neste tutorial.

Fonte: WH3.COM

;?>
Geral
Geral
Geral
Geral