No Ar
Publicidade
SIGA-NOS
Você está em:
Notícias > Notícias
Geral
21/02/2019
09:18
PADRE ROMUALDO ZIMMER DE SÃO JOSÉ DO CEDRO MORRE AOS 88 ANOS

Padre de São José do Cedro, Romualdo Zimmer, de 88 anos, faleceu nesta quarta-feira (20) ao sofrer um mal súbito durante uma cerimônia religiosa no último final de semana. Ele estava internado no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, mas não resistiu.

Informações de pessoas ligadas ao pároco apontam que ele estava com a saúde debilitada devido a problemas cardíacos e de uma infecção na vesícula.

Com 60 anos de ordenação na Diocese de Chapecó, celebrados em dezembro de 2018, destes, 30 dedicados à comunidade cedrense, Zimmer é considerado um dos pilares da Igreja Diocesana de Chapecó.

O sacerdote iniciou a vida cristã ainda criança, seguindo o exemplo da mãe, que frequentava as missas na comunidade onde residia no Rio Grande do Sul, e do irmão mais velho, que ingressou em um Seminário.

Em texto divulgado pela Diocese de Chapecó, em 2018, o padre revela que na época não existia Diocese no Oeste catarinense, no entanto, mais tarde, foi peça fundamental para o desenvolvimento da comunidade cristã em toda a região.

“Era terra de missão. Pertencíamos à “Prelazia de Palmas” no Paraná, que abrangia o Oeste paranaense e catarinense. O administrador Apostólico era o prelado monsenhor Frei Carlos Eduardo Sabóia Bandeira de Mello OFM, disse Zimmer.

Em meados de 1940, Romualdo frisa que o Frei visitou a cidade de São Carlos e, durante uma missa, sentiu a necessidade de o povo rezar pelas vocações, pois a Prelazia tinha pouquíssimos padres.

“Ele comunicou que estava iniciando um pequeno Seminário em sua própria casa. Como fruto deste primeiro contato, o meu irmão foi para o Seminário de Palmas, sendo um entre os primeiros seminaristas. Em 1942, com 11 anos incompletos, segui também para o Seminário”, informou Zimmer. 

 O movimento para a criação de Diocese de Chapecó surgiu na década de 50. 

“Já era conversa constante entre os seminaristas filósofos e teólogos da época. Procurávamos ter notícias com o padre Luiz Heinen que fora encarregado pela Nunciatura Apostólica para organizar o patrimônio para a criação das duas novas dioceses: Palmas e Chapecó. Quando, em janeiro de 1958 veio a notícia da criação das dioceses soubemos que na Bula Apostólica constava que os seminaristas pertenceriam à diocese na qual seus pais estavam residindo. O desejo se realizou com a criação da Diocese de Chapecó”, ressalta.

Romualdo era querido por toda a comunidade regional pela intensa atuação nas comunidades e em organizações não governamentais. A expectativa é de que centenas de pessoas participem dos atos fúnebres do sacerdote. Horário e local ainda devem ser confirmados pela empresa funerária.

O velório acontece na Capela da Ressurreição na Igreja Matriz São José. A missa de corpo presente está marcada para às 10h desta quinta-feira (21). O sepultamento ocorre no Cemitério Municipal de São José do Cedro.

 

FONTE: Oeste em Foco

;?>
Geral
Geral
Geral
Geral