No Ar
Publicidade
SIGA-NOS
Você está em:
Notícias > Notícias
Geral
22/08/2018
08:57
APÓS QUATRO MESES DE ESTIAGEM, AGRICULTORES DE SC COMEMORAM CHUVA

A madrugada de terça-feira compensou, em muitas regiões, a falta de chuva dos primeiros 20 dias de agosto em Santa Catarina. Com a condição de estiagem desde abril, agricultores do Estado estavam preocupados com a possibilidade de atraso na colheita ou que a safra do milho e feijão, grãos que precisam de chuva regular para crescer, pudesse ser prejudicada a partir de setembro. Apesar de ainda não haver certeza sobre o fim da estiagem, a previsão de chuva é motivo de comemoração para os agricultores catarinenses.

Alexandre Bergamin atua como coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) e aguardava ansioso pelo retorno da chuva. Ele afirma que a condição de estiagem causou problema no crescimento da pastagem nos campos de gado, o que gerou preocupação com a alimentação dos animais e atrasou, por exemplo, a produção de leite.

— Por mais que o inverno seja sempre úmido, a falta de chuva acabou atrasando a produção, em especial a do leite, já que a pastagem não se desenvolveu como deveria.  O retorno da chuva nesse período anima muito, já que o agricultor está de olho no plantio — afirma Alexandre Bergamin, que também é agricultor familiar em Cordilheira Alta, município localizado a 17 quilômetro de Chapecó.

Além de melhorar a situação atual no campo, a chuva também traz tranquilidade para as próximas safras. Alexandre explica que em setembro começam as plantações de milho e feijão, que dependem de volumes pluviométricos constantes e significativos para o seu crescimento. 

O coordenador da Fetraf acompanha a situação de outros produtores agrícolas e comenta que ainda no fim do mês, após a chuva, o produtor deve começar a preparação da terra para o plantio. Na semana seguinte, em setembro, o zoneamento agrícola já permite que os agricultores possam começar o processo de plantação, no qual alguns produtores iniciam a dessecação dos grãos e outros colocam grades pra mexer a terra e fazer o plantio.

— Eu mesmo estou planejando fazer o plantio já neste fim de semana. Se o tempo permitir, vamos plantar milho para fazer filagem para o gado de leite. A previsão é positiva porque ainda estava cedo para a safra e não estava chovendo, então nem tínhamos como plantar. Por isso penso que até a metade da semana que vem já podemos começar o processo — finaliza, animado, o agricultor.

Fonte: Diário Catarinense

;?>
Geral
Geral
Geral
Geral