No Ar
Publicidade
SIGA-NOS
Você está em:
Notícias > Notícias
Geral
20/08/2018
14:08
DIA "D" DA VACINAÇÃO E REALIZADA EM PALMA SOLA

 

Dos dias 6 a 31 de agosto ocorre a campanha Nacional de Vacinação no combate da poliomielite e sarampo. Neste sábado, 18 de agosto, ocorreu o Dia D, das 8h às 17h inúmeras crianças foram vacinadas. De acordo com a secretária de Saúde, Débora Prevedello, a campanha é destinada a crianças de 1 ano a menores de 5 anos. “Atingimos aproximadamente 63% da meta que é de 95% das crianças vacinadas no município de Palma Sola. O Dia D foi um sucesso, mas lembramos aos pais e familiares que ainda não trouxeram as crianças vacinar que a campanha vai até o dia 31 de agosto”, destaca Débora.

A vacinação é um serviço preventivo recomendado a praticamente todas as crianças. A administração adequada de uma vacina em dose única ou em uma série de doses geralmente confere uma imunização duradoura. As vacinas interrompem a circulação da bactéria ou do vírus que causa a doença, o que significa proteção não apenas para a criança vacinada, mas também, potencialmente, para indivíduos que não foram vacinados.
De acordo com especialistas, a vacinação é o procedimento que visa produzir anticorpos (mecanismos de defesa) no organismo. As vacinas foram criadas para ensinar o sistema imunológico a reconhecer agentes agressores que podem provocar doenças, assim como para ensiná-lo a reagir produzindo anticorpos capazes de combatê-los.

Historicamente, as doenças infecciosas eram uma fonte significativa de doenças infantis, resultando muitas vezes em deficiência e até mesmo em morte. Por essa razão, os programas de vacinação para a primeira infância constituem uma das histórias de maior sucesso na saúde do século XX. Por meio da vacinação, a varíola e a poliomielite foram erradicadas no Ocidente e os casos de sarampo foram reduzidos em mais de 99%. 
De acordo com a secretária de Saúde, Débora, o sarampo e a poliomielite voltaram: “As pessoas viagem à países onde ainda há o contagio por essas doenças e as trazem para o Brasil, infelizmente ainda há pais que não levam seus filhos para vacinar o que faz com que a doença se espalhe. É muito importante a vacinação infantil para assegurar as crianças um desenvolvimento saudável”.

 

Fonte: Revista Verde

 

;?>
Mais Fotos
Geral
Geral
Geral
Geral