No Ar
Publicidade
SIGA-NOS
Você está em:
Notícias > Economia
Santa Catarina
18/07/2023
09:42
Japão suspende compras de carne de frango de Santa Catarina

Nesta segunda-feira (17), o Japão suspendeu as compras de carne de frango de Santa Catarina após registro de gripe aviária em quatro aves de subsistência, de fundo de quintal, no município de Maracajá, no sul do estado.

Segundo informações do Canal Rural, na propriedade, haviam animais como galinhas de angola, patos, marrecos e codornas. No total, 177 aves foram sacrificadas, conforme prevê a legislação.

Agentes sanitários seguem na região intensificando ações de controle e visitando propriedades. Não é a primeira vez que o Japão suspende temporariamente as importações.

Em 28 de junho, o país asiático impôs um embargo devido à detecção do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP – H1N5) em uma criação de subsistência no município de Serra, no Espírito Santo.

A decisão das autoridades japonesas não está alinhada com os protocolos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que sugere a suspensão do comércio apenas em casos registrados em produção comercial.

O Código de Saúde de Animais Terrestres da OMSA estabelece que os países-membros não devem suspender o comércio no caso de notificações de gripe aviária que não envolvam aves de produção industrial.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne – SC) lamentam a decisão das autoridades sanitárias do Japão em suspender temporariamente as importações de carne de frango produzidas e exportadas pelo Estado de Santa Catarina.

Atualmente, os embarques mensais de carne de frango de plantas catarinenses para o Japão representam menos de 3% do total exportado pelo Brasil. A ABPA, a ACAV e Sindicarne – SC esperam que parte do impacto da suspensão imposta seja absorvida por outras unidades frigoríficas também habilitadas a exportar, localizadas em outros estados – diminuindo, assim, os efeitos negativos para as exportações brasileiras e aos consumidores japoneses.

Ao mesmo tempo, as associações estão apoiando o trabalho realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, juntamente com a Secretaria de Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina no monitoramento do caso de Influenza Aviária em ave de fundo de quintal registrado no estado.

Acesse: Revista Verde

Grupos do WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/FOWl58WjB8f5V69KsHP7Kb

https://chat.whatsapp.com/EKyDRGytZFqE9l1RtzXT0R

Facebook:

https://www.facebook.com/revistaverdenet/

Fonte: ClicRDC

;?>
Santa Catarina
Santa Catarina
Santa Catarina
Santa Catarina