No Ar
Publicidade
SIGA-NOS
Você está em:
Notícias > Notícias
Geral
28/05/2020
13:16
BRASIL CHEGA A 12,8 MILHÕES DE PESSOAS DESEMPREGADAS

O desemprego voltou a aumentar no Brasil e chegou ao maior nível em um ano no trimestre encerrado em abril, com perdas recordes na ocupação, e o número de desempregados atingindo 12,8 milhões, diante das dispensas provocadas pelas medidas de restrição ao coronavírus.

A taxa de desemprego apurada pela Pnad Contínua chegou a 12,6% entre fevereiro e abril, de 11,2% no trimestre encerrado em janeiro, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mesmo período de 2019, a taxa era de 12,5%. O resultado ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de 13,3%, mas ainda assim é o mais elevado desde o trimestre encerrado em março do ano passado, quando a taxa ficou em 12,7%.

Assim, já ficam claros os impactos sobre o mercado de trabalho do fechamento de lojas e comércio e das determinações de isolamento social devido à pandemia, com perdas de emprego tanto entre os informais quanto entre os trabalhadores com carteira assinada.

Segundo o IBGE, a queda na população ocupada foi generalizada, chegando a sete dos dez grupos de atividades avaliados na pesquisa, sendo as exceções agro, comunicação e administração pública.

O destaque foi o comércio, com 1,2 milhão de pessoas deixando a população ocupada, enquanto 885 mil saíram da construção e 727 mil dos serviços domésticos – maior perda desde o início da série, em 2012.

Diante da situação provocada pela pandemia, o Ministério da Economia passou a projetar contração do PIB em 2020 de 4,7%, no que seria o pior resultado da série história que começou em 1900.

A pesquisa Focus mais recente do BC já mostra que a expectativa do mercado é retração de 5,89% para a economia este ano, indo a um crescimento de 3,50% em 2021.

 

Com informações do UOL

;?>
Geral
Geral
Geral
Geral