No Ar
Publicidade
SIGA-NOS
Você está em:
Notícias > Notícias
Geral
17/08/2018
13:49
ESTRADAS INTERIORANAS RECEBEM GRANDES MELHORIAS

Estrada do Paraíso foi alargada, na Nova Esperança um trecho foi construído melhorando a trafegabilidade e encurtando em 600 metros.

Uma das prioridades desta gestão em Palma Sola é manter as estradas interioranas em boas condições de trafegabilidade. Estradas são alargadas, cascalhadas, patroladas e até mesmo reconstruídas. Um exemplo é na linha Nova Esperança, onde um trecho de aproximadamente um quilômetro de estrada foi construído na semana passada.

Os moradores explicam que até então a estrada que existia passava dentro da propriedade de um morador e o acesso ao cemitério da comunidade era precário, apenas um carreiro. “Nos dias de chuva não passava carro, então quem ia visitar seus entes queridos precisava ir um trecho a pé. Por isso essa era uma reivindicação da nossa comunidade”, comenta Lauri Pies, que mora no local há mais de 45 anos. A nova estrada encurta o trecho em pelo menos 600 metros.

Com os trabalhos realizados na semana passada foi construída uma estrada ao lado do cemitério, que foi ligada à estraga geral, mudando a rota naquele trecho. “Dessa forma a passagem não é mais por dentro da propriedade de ninguém e agora a estrada passa ao lado do cemitério”, comemora o morador.

Além de oferecer uma passagem melhor para quem quer visitar os túmulos dos entes queridos, conforme o prefeito Kiko Mantelli, a mudança no trecho também beneficia as outras pessoas que utilizam a estrada, seja para participar das festas na comunidade ou escoar a produção agrícola. “Agora foi um investimento da prefeitura, mas com o tempo vai se diminuir os gastos com manutenção, até porque o trecho foi encurtado”, comenta.

A palmassolense Metilde, que há mais de 40 anos mora em Curitiba, estava visitando os parentes no momento em que a estrada foi arrumada. Ela comenta que gostou das melhorias. “Conheço de muitos anos esse lugar e vejo que a mudança é uma coisa muito boa, a estrada está ficando ótima”, afirmou.

O secretário de Obras, Selito Tres, explica que era um pedido antigo da comunidade, que tem cerca de 15 famílias. “Passa muita gente por aqui, quem vai pra Esperança, Paraíso, Linha Brasil, Progresso, ou seja, os moradores das comunidades ao redor também vão utilizar essa estrada”.

O secretário salienta ainda que o prefeito Kiko oferece autonomia para os secretários trabalharem. Um exemplo, conforme ele foi à mudança da estrada. “Os moradores pediram, conversamos com o prefeito e ele autorizou fazer a mudança na estrada. Há um entendimento do prefeito sobre o assunto, e temos que admirar quem dá chance da gente trabalhar. Isso é louvável, por que ele autoriza e ainda paga a conta”, brinca.

Agilidade no serviço
Com a chegada da escavadeira hidráulica os trabalhos de manutenção das estradas estão mais rápidos e oferecem mais qualidade. Diversos pontos do município estão recebendo melhorias, seguindo um roteiro programado pela Secretaria de Obras, que vai arrumando as estradas de maneira contínua. “Na linha Paraíso, por exemplo, o pessoal estava alargando a estrada, que tinha aproximadamente quatro metros e agora ficou com uns seis metros de largura.

É um trabalho que conseguimos fazer com agilidade por causa da escavadeira que faz praticamente todo o trabalho sozinha, arrancando parte do barranco pra alargar a estrada. Deve dar uns quatro quilômetros com ela trabalhados em quatro dias, uma média de 1 quilômetro por dia”, explica o prefeito.
O Secretário de Obras explica que se não tivesse a escavadeira seriam necessários pelo menos outras três máquinas para fazer o serviço e que demoraria muito mais tempo. “Se fosse fazer isso sem a escavadeira hidráulica seria necessário uma retroescavadeira, uma carregadeira, e uma patrola, além disso, demoraria cerca de 15 dias pra fazer o mesmo trecho, ai fica evidente o benefício que esse tipo de máquina traz. Além disso, se eu gastar de 10 a 15 dias pra arrumar um trecho de estrada o outro lado do município vai padecer, demoraria demais”, justifica.

Selito destaca que a exemplo do ano passado os trabalhos nas estradas seguem com os mesmos objetivos. “Facilitar o acesso a todas as comunidades, garantir o escoamento da safra, do leite, e o transporte escolar, além da movimentação na estrada como um todo. Precisamos garantir que o produtor que está fazendo lavoura possa entrar com as máquinas. Temos um bom exemplo disso na propriedade do Goergen, ele tem uma área de terra na Esperança e tem o rio no meio. Antes ele colhia de um lado do rio e tinha que fazer um contorno de uns 20 quilômetros pra fazer a volta e passar a colheitadeira pro outro lado pra poder continuar colhendo. Agora fizemos um passo na ponte por onde ele consegue passar com a colheitadeira. Ou seja, antes ele fazia uns 20 quilômetros, agora ele faz um e já está no outro lado da lavoura”, explica.

O secretário observa ainda que mesmo com o número de moradores do interior diminuindo com o passar dos anos, o número de carros e pessoas transitando pelas estradas aumentou. “O volume de carro hoje, quadruplicou. É só tu trancar a estrada pra arrumar um trecho que em poucos minutos forma uma fila de 4 a 5 carros. Por isso não tem como deixar a estrada uma hora fechada, temos que trancar e agilizar o serviço, pros carros poderem passar, ai a escavadeira ajuda também, por que ela é mais rápida no serviço”, justifica.

Finalizando, prefeito e secretário destacam que quem tiver algum pedido de melhoria em estradas pode passar na Secretaria de Obras e conversar com os funcionários para o agendamento do serviço. “Como foi na Esperança. Os moradores fizeram a solicitação e agora conseguimos atender os pedidos”.

 

Fonte: Revista Verde

;?>
Mais Fotos
Geral
Geral
Geral
Geral